6 brincadeiras para festa sensorial feito de caixas de papelão

Já pensou em fazer uma festa sensorial para seu pequeno ou pequena? Pois aqui em casa eu já pensei e fiz para os meus trigêmeos, 3 anos. Foi muito divertido para eles e, principalmente, para mim, que tive que usar toda a minha imaginação para criar atividades sensoriais que fosse fácil de fazer e que pudesse ser aproveitada por todos os pequenos convidados.

Com as atividades sensoriais permitiram que as crianças explorassem o ambiente ao seu redor de diferentes maneiras.

É importante usar os 5 sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato, para que a experiência seja completa, além de incentivar desafios e usar a própria imaginação das crianças. Deixamos o sentido paladar para os brigadeiros.

Comecei usando fitas coloridas na altura deles para entrarem no espaço. Nessa entrada só foi permitido para os pequenos, os pais tiveram que entrar por uma outra porta. Dessa forma incentivei o empoderamento dos pequenos.

O espaço foi delimitado pelas próprias brincadeiras e o chão foi revestido de papel craft para não acontecer acidentes indesejados no local e deixar livre as brincadeiras.

Nas caixas pequenas estava objetos como massinha, chocalho feito de feijões e potes de iogurtes, apitos e carrinhos.

Brincadeiras espalhadas em caixas de papelão completava as brincadeiras como.

Bola no cesto:

Bolas de lá fofas coloridas para acertar os “cestos de bola” que foi feito de caixa menores de papelão colados com papeis de seda colorida. Uma segunda caixa posicionada embaixa da outra para as bolas encaçapadas.

Castelinho com quadro negro escondido:

Castelo de caixa de papelão gigante. Entrada por baixo e quadro negro feito de cartolina preta. Os gizes ficavam guardados dentro do castelo atrás da aba de entrar.

Casinha de boneca:

A casinha de boneca também virou esconderijo para brincadeiras de pega-pega e esconde-esconde.

Túnel:

O túnel foi o mais complexo para se fazer pois precisei fazer uma estrutura com o próprio papelão para que a caixa não tombassem para os lados.

Meios de transporte:

Esses espalhados pela festa deu a oportunidade das crianças fantasiarem nas brincadeiras.

Máscaras

Com as máscaras descobriram que o barulho externo diminui assim que a máscara é posicionada na cabeça.

Gostou das brincadeiras? Se tem mais alguma brincadeira interessante mande uma mensagem abaixo.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Azul Céu Design e Festas

Sou Andrea, designer a mais de 15 anos, mãe dos trigêmeos mais amados do mundo e fundadora da Azul Céu, design e festas. Incomodava tudo ser jogado no lixo após as festas. Então pensando também em nossa economia atual acabei transformando os produtos de decoração das festas em algo reutilizável. E surgiu a técnica com toda essa identidade de textura e cores. E que é impossível vê-las no lixo. Do papel à transformação – do Descartável para o Reutilizado. Das festinhas para o quartinho.

Leia também

Festa do Benício com tema Animais da Floresta

Os pássaros, as árvores e o Theo

Elemental da Marina e da Lorena

Mini toalhas

Dino Bebê do Martim

Novidades