Como mãe sei que tem uns perrengues quando se fala em colocar as crianças na cama. Para muitas crianças a hora de dormir é um problema pois ou elas estão com medo ou estão apegadas a dormirem com a mãe no colo, ou mesmo no quarto. E a idade pode variar muito. E as fases também variam alternando momento independentes e dependentes.
E com os meus filhos não é diferente. Com 8 anos eles estão numa fase de terem pesadelos e não conseguem dormir sem que esteja um adulto no quarto até que adormeçam.
De várias formas tentei fazê-los dormirem, com histórias, com filmes como “Fantasia”do Walt Disney, com música de ninar, conversando e explicando, falando para pensarem em coisas que foi legal no dia, em como é a fisionomia do anjinho da guarda deles, com abajur aceso, e até com a luz acesa. e sempre é um problema. Enquanto eles não adormecem não podemos sair do quarto.
Mas tive uma ideia para incentivá-los, falei que daria uma surpresa no dia seguinte se dormissem ou tentassem dormir sozinhos depois da oração e da história.
E não é que deu muito certo!!! No dia seguinte dei um pirulito e eles amaram. Mas não podia parar por aí. então fui aumentando o tempo de 1 dia para 2 dias, depois para 3 dias e assim por diante chegou em 7 dias dormidos sem a minha presença, ou a do pai.
As surpresas variavam entre pirulitos, um passeio, ou lanche na cantina. E finalmente nos 7 dias consecutivos dei a eles de surpresa uma mesa recheada de guloseimas de Halloween.
Agora é continuar incentivando que durmam por mais tempo possível, até que acostumem sem precisar de surpresas.
Veja o vídeo da mesa:
Para compor a mesa dos pequenos foram usados kit festa Halloween, kit abóbora de crumpled paper, amigumes do Ateliê Pé de Limão, caixa organizadora sustentável e suportes de doces e vasos da Papelão Jóia com a Linha Pertutti: