Oficina Dedoche on-line – gratuita

Na maioria das vezes, no meio das tarefas de casa, do trabalho e do próprio cuidado com os nossas filhos, não percebemos que o mundo da imaginação está ali, do nosso lado e até, estamos inseridos nele.

Pare um instante o que está fazendo e observe o que eles (seus filhos) estão fazendo, juntos ou separados, entre irmãos ou com o papai. Veja o quanto a sua rotina faz parte da rotina deles em suas brincadeiras.

Em casa é assim:

-Mãeeee! – Grita o Tomás.
E eu no meio de alguma coisa, grito de volta para saber o que ele quer e ele responde assim:
-Não mamãe, não é você. – E em seguida o Cacá responde:
– Agora não posso, estou trabalhando. – O Antônio complementa:
– Vá fazer a sua tarefa que já vou pegar o nosso avião pra ir pra Paris.

E assim, a brincadeira continua. Uma mistura da minha realidade e da imaginação deles. O observar nos leva pra longe também, nos faz voltar a nossa infância e nos comprova como tudo aquilo é tão importante para eles.

Mas só o observar não é o suficiente para eles. Querem mais, querem brincar junto com você. E quando você cede alguma de suas brincadeiras percebe que é um enorme prazer, não só observar, mas participar de suas aventuras imaginárias.

E foi assim, em uma de nossas brincadeiras do fazer manual, propus para eles montarem dedoches, que inocentemente e já pré-estabelecidos por mim os personagens, para depois montar uma história.

E aprendi muito, pois que quem conduz a imaginação não sou eu e sim eles, quem inventa o que é divertido são eles, e nada fará eles mudarem de idéia, muito menos o meu roteiro de brincadeiras.

E quando você cede aos seus encantos percebe o quanto rico é a imaginação e o quão próximo fica deles. É mágico para você e, para eles é tudo!

Por isso, em parceria com a Rede Héstia, que tem como propósito fortalecer a essência de cada pessoa por meio do acolhimento em rede, e pensando no momento de valorizar o brincar das mães com seus filhotes estarei ao vivo, dia 2/5 às 16h pelo link abaixo, ensinando a fazer dedoches com os pequenos.

O material necessário para a brincadeira é papel sufite, canetinhas/ lápis coloridos, cola branca, um pote de água e cartolina colorida.

Caso, não tenham cartolina colorida no momento, colaremos uma sulfite na outra para deixar o papel mais firme.

Te espero lá!

:O)



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Azul Céu Design e Festas

Sou Andrea, designer a mais de 15 anos, mãe dos trigêmeos mais amados do mundo e fundadora da Azul Céu, design e festas. Incomodava tudo ser jogado no lixo após as festas. Então pensando também em nossa economia atual acabei transformando os produtos de decoração das festas em algo reutilizável. E surgiu a técnica com toda essa identidade de textura e cores. E que é impossível vê-las no lixo. Do papel à transformação – do Descartável para o Reutilizado. Das festinhas para o quartinho.

Leia também

Elemental da Marina e da Lorena

Mini toalhas

Dino Bebê do Martim

Animais adoráveis do Caetano

Tema Smurfcat da Alice

Novidades