6 dicas para você ter sucesso de vendas nas feiras

O final de ano chegou rápido, né? Pelo menos, é essa a sensação que temos toda vez que vimos alguma divulgação de Natal.
É uma época de fantasia e imaginação para as crianças, e de recordações, gratificações e encontro com os familiares para os adultos. É bom demais!

Mas também é uma época de oportunidades comerciais. E para esquentar as vendas para as artesãs, as feiras de artesanato se intensificam a cada ano. Sendo encontradas em vários cantinhos da cidade, com os mais diversos públicos como também produtos.

Então para você que é artesã e irá participar de alguma dessas feiras leia as dicas abaixo:

6 dicas para você ter sucesso de vendas nas feiras:

1- Público alvo

A primeira informação a saber é o público que estará presente na feira. Se a feira só tiver produtos artesanais, sabemos que só vão pessoas que gostam de artesanato. E se a feira é perto da época do Natal, prefira produtos para decoração da casa para o Natal, árvores de natal e presentes bacanas para toda a família. Se ainda é dentro de uma escola, provavelmente as mães estarão em massa, pense em produtos para ela.

O público pode variar de região em região, uma boa dica é perguntar para as organizadoras da feira.

2- Preparação

No dia anterior tenha uma alimentação leve euma boa noite de descanso antes de ir para as feiras. O dia é sempre cansativo e você precisa estar bem disposta.

Faça uma lista de tudo que precisará no dia anterior, e antes de sair faça o “check list”. Inclua nessa lista o lanchinho, água e  cadeira. Você não terá como sair do seu espaço a qualquer momento, a não ser que tenha uma ajudante para fazer rodízio.

Chegue cedo para deixar tudo pronto para quando os “portões se abrirem” ao público. Assim, você tem algum tempo para resolver algum problema, caso aconteça.

3- Divulgação

Não deixe apenas por conta da organização divulgar a feira e seus produtos. Este é um trabalho de parceria. Faça muitos posts em redes sociais, divulgue para amigos e conhecidos, afinal quanto mais pessoas souber que estará na feira mais vendas você fará.

Pense num embrulho fácil de transportar como as sacolinhas e decore com laços ou o que achar mais interessante para representar seu capricho. A finalização da compra é uma etapa muito importante para fidelizar seu cliente. Cole um adesivo de sua marca em um local da sacolinha estratégico, pois a sua cliente levará a sua marca para a outra ponta da feira e fora de lá.

Leve cartões de visitas, folhetos ou algum material promocional, que ajudem as pessoas a te achar pós feira. Muitas gostam de passear e deixam para comprar em outro dia.

Pergunte as organizadoras se é necessário pagar taxas e tributos à prefeitura ou a outro órgão local.

4- Contatos

A feira é um ótimo momento para aumentar a sua lista de mailing para futuras vendas, então pegue o máximo de informações das pessoas que vão até seu espaço. E se, as pessoas não estão indo até lá, busque-as para conhecer seus produtos.

Uma boa forma de chamar a atenção delas é oferecendo sorteio de algum produto seu, em troca de seus dados.

Um caderninho sempre a mão para registrar o aprendizado, seja com uma pesquisa direta ao cliente, ou anotar alguma informação relevante da feira.

5- Pesquisa

Estar na frente do seu público-alo é um ótimo momento para descobrir como melhorar seu produto. Faça perguntas chaves e descubra seu gosto. Ex: qual sua cor preferida, onde é utilizado este produto no seu dia a dia, o que te atraiu mais nesse produto, mas não deixe de perguntar o que não atraiu.

6- Vendas

Inclua uma etiqueta com o preço em cada produto para agilizar quando o movimento no seu espaço estiver tumultuado.

Defina sua forma de negociação com descontos e parcelas. E teste a sua maquininha de vendas no local da feira em alguns dias anteriores para ter certeza que funcionará no dia da feira.

Depois dessas dicas queremos que você tenha uma ótima feira.



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Azul Céu Design e Festas

Sou Andrea, designer a mais de 15 anos, mãe dos trigêmeos mais amados do mundo e fundadora da Azul Céu, design e festas. Incomodava tudo ser jogado no lixo após as festas. Então pensando também em nossa economia atual acabei transformando os produtos de decoração das festas em algo reutilizável. E surgiu a técnica com toda essa identidade de textura e cores. E que é impossível vê-las no lixo. Do papel à transformação – do Descartável para o Reutilizado. Das festinhas para o quartinho.

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