A importância da nossa imagem

Nós artesãs, nos preocupamos com os nossos produtos, com seu acabamento e em sua embalagem. Estamos nos preocupando até na experiência que ele trará para as pessoas que utilizam nossos produtos.

Mas e com a nossa imagem? Você já pensou qual a imagem que as pessoas tem de uma artesã?

É difícil escrever o que as pessoas imaginam, mas com certeza, não imaginam que é alguém que tem planejamento mensal de seu próprio negócio, que está muito informada sobre o mercado em que está inserido, que usa as redes sociais muito melhor que muita gente.

As artesãs muitas vezes são tidas como dona de casa que não tem o que fazer e achou num hobby, o artesanato, uma forma de ganhar um “dinheirinho”.

A imagem da artesã não está mal posicionada apenas pelas pessoas que as cercam, como a própria família, amigos e conhecidos, mas também entre elas. Somos tão discriminadas que achamos uma forma indireta de falar sobre o nosso artesanato sem usar a palavra artesanato.

Então usamos a frase “feito à mão”, um termo mais moderno, e menos preconceituoso para nos colocarmos como profissionais no mercado. Será que precisamos alterar a palavra para nos posicionar no mercado?

Eu prefiro pensar na resposta negativa. Afinal, é do artesanato que nos faz feliz, que nos traz dinheiro e, principalmente nos faz o que somos.

Mas então como nos posicionar no mercado sem que haja uma indiferença?

Sugiro que você comece com a sua própria imagem. Como está sua foto nas redes sociais? Ela precisa representar, não apenas uma artesã, mas uma EMPREENDEDORA ARTESÃ. Uma foto bem tirada, clara, limpa, focada e com um sorriso cativante já é um começo.

A partir daí se coloque como uma pessoa de negócios, se mostre em encontros de empreendedores, vá atrás de conhecimentos estratégicos, ache um grupo de empreendedoras artesãs de sua cidade e faça barulho.

Para quem está buscando a sua tribo de artesãs empreendedoras vai adorar saber que acabamos de criar uma página no facebook que leva a uma comunidade: ARTESANATO EM MOVIMENTO.

O ARTESANATO EM MOVIMENTO é um lugar onde possamos nos ajudar mutuamente, com dúvidas dentro da área do artesanato, técnicas, dores de mercado, como também de empreendedorismo e negócio.

Venha com a gente porque lá temos orgulho de sermos artesãs.

Clique no link para entrar na página.
Clique no link para entrar na comunidade.
Clique no link para entrar no grupo de WhatsApp.

Esperamos você lá,

Andrea Tomotani e Érica Borgonovi



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Azul Céu Design e Festas

Sou Andrea, designer a mais de 15 anos, mãe dos trigêmeos mais amados do mundo e fundadora da Azul Céu, design e festas. Incomodava tudo ser jogado no lixo após as festas. Então pensando também em nossa economia atual acabei transformando os produtos de decoração das festas em algo reutilizável. E surgiu a técnica com toda essa identidade de textura e cores. E que é impossível vê-las no lixo. Do papel à transformação – do Descartável para o Reutilizado. Das festinhas para o quartinho.

Banner
Categorias
Recent Posts

6 dicas para você ter sucesso de vendas nas feiras

1ª Feira de Artesanato em Movimento – Edição Especial de Natal

Quer se tornar uma Artesã Profissional e de Sucesso?

Artesanato em Movimento

Estímulo, criatividade e repertório para a criança

Novidades