Cores e Sensações

Muitos estudiosos como, Leonardo Da Vinci, Isaac Newton, Goethe, entre outros, fizeram experimentos relacionados com a associação entre a luz e a natureza das cores.


Círculo cromático do livro Teoria das Cores (1810), de Goethe.

Na psicologia das cores, o cérebro identifica e transforma as cores em sensações. Sabemos que algumas cores nos tranquilizam, são suaves e estáticas e outras estimulam, são bem quentes e dinâmicas.

E se prestarmos mais atenção percebemos que cada cor nos transmite sensações diferentes. Como por exemplo o vermelho que pode nos chamar atenção como também acender uma paixão ou o azul que nos tranquiliza.

Não é à toa que publicitários, decoradores, designers, estilistas, entre outros, são influenciados pelas cores na hora da criação de seus produtos e de sua utilidade. Para isso, são fundamentais uma combinação de contrastes, temas, leituras, ou seja, na composição a ser aplicada e assim proporcionar o desejado.

Mas qual é a sensação se escolhermos muitas cores para o tema de uma festa? Já pensou em não escolher apenas uma ou duas cores e sim muitas?

Quando vemos um arco íris no céu além de nos atrair a atenção nos faz abrir um sorriso imediatamente. Em danceterias quando o globo entra em erupção de cores refletindo para todos os lado começamos a dançar mais e mais, nos entregando aquele momento de euforia. E isso acontece em shows quando as luzes de várias cores se acendem, em um jardim florido e colorido e em nosso glorioso Carnaval, as cores nos alimenta.

Essa é a sensação quando crianças entram num mundo lúdico e veem a união das cores, uma alegria irresistível. É por isso que acreditamos que o principal das festas são as cores e toda essa alegria que traz com elas.

Vamos sentir essa alegria?

fonte: Printi, Follow the Colours, Mundo da Educação, Significados

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Azul Céu Design e Festas

Sou Andrea, designer a mais de 15 anos, mãe dos trigêmeos mais amados do mundo e fundadora da Azul Céu, design e festas. Incomodava tudo ser jogado no lixo após as festas. Então pensando também em nossa economia atual acabei transformando os produtos de decoração das festas em algo reutilizável. E surgiu a técnica com toda essa identidade de textura e cores. E que é impossível vê-las no lixo. Do papel à transformação – do Descartável para o Reutilizado. Das festinhas para o quartinho.

Banner
Categorias
Recent Posts

3ª Feira de Artesanato em Movimento para Condomínio. Participe!

Embalagem ecológica

2ª Feira de Artesanato em Movimento para Condomínio. Participe!

Feiras de Artesanato para Condomínio é conveniência para os moradores e vendas para artesãs

1ª Feira de Artesanato em Movimento em Condomínio

Novidades