O Plástico está matando o nosso planeta

Foto:Green photo created by nikitabuida – www.freepik.com

O plástico foi criado para substituir os produtos feitos de marfim, assim com sua criação ele estaria salvando a vidas, as dos elefantes.

Mas seu crescimento exponencial feito pela indústria causa uma série de prejuízos ambientais. Hoje ele é o maior desafio ambiental do século XXI, segundo ONU Meio Ambiente.

Após seu uso ele se fragmenta em pedaços tão pequenos, chamados microplástico, e causa uma série de prejuízos ambientais ao entrar na cadeia alimentar. Existem microplásticos no sal, nos alimentos, no ar e na água.

O que podemos fazer para conter esse mal é mudarmos de atitude:

  • Diminua o consumo de produtos feito de plásticos.
  • Reutilize – Pratique o upcycling
  • Prefira embalagens de vidros;
  • Priorize os bioplásticos
  • Descarte corretamente para a reciclagem;
  • Não consuma cosméticos com esfoliantes sintéticos, substitua-os por receitas naturais.
  • Compre de empresas que se preocupam com o meio ambiente, chamadas Empresas do Bem;

A Oka Bioembalagens, empresa brasileira de biotecnologia de Pesquisa e Desenvolvimento de embalagens não poluem o meio ambiente. O Grupo Pão de Açúcar atua para tentar reduzir o uso de plástico em suas embalagens. Clique e veja outras 50 Empresas do Bem.

E como essas empresas a Azul Céu se preocupa em não utilizar produtos feitos de plásticos.  Aos poucos estamos nos tornando uma Empresa do Bem. A nossa maior mudança foi fazer todos os nossos produtos com a matéria prima, o papel. Depois incentivamos nossos clientes a reutilização do produto. Um outro grande passo foi a retirada das embalagens plásticas por embalagens de papel.

É pouco mas é muito relevante. Precisamos cada vez mais ter a consciência que o futuro do nosso planeta e dos nossos filhos dependem de atitudes simples.

 

Fonte: Jornal Estadão, eCycle e IstoÉDinheiro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Azul Céu Design e Festas

Sou Andrea, designer a mais de 15 anos, mãe dos trigêmeos mais amados do mundo e fundadora da Azul Céu, design e festas. Incomodava tudo ser jogado no lixo após as festas. Então pensando também em nossa economia atual acabei transformando os produtos de decoração das festas em algo reutilizável. E surgiu a técnica com toda essa identidade de textura e cores. E que é impossível vê-las no lixo. Do papel à transformação – do Descartável para o Reutilizado. Das festinhas para o quartinho.

Banner
Categorias
Leia também

O retrato do seu filho

Histórias de Natal

Filmes para assistir com os pequenos(as)

Decoração de Natal

Festa Afetiva

Novidades