Se está procurando uma festa cheia de cores o tema Lhama é o que procura. Eu amooooo! Esses animais fofos e vivem no Peru. Se é para falar de Lhama vamos falar um pouco desse nosso vizinho tão cheio de cultura.
Existem mais de 43 línguas nativas identificadas no país, mas o espanhol é o idioma oficial, utilizado em grande parte do país. Entre seus costumes estão mais de 3.000 festas populares por ano, a maioria manifesta a fusão do catolicismo com as tradições pré-hispânicas de cada região.
Desenvolveram um alto nível tecnológico no artesanato, com seus tecidos, cabaças, madeira, pedra, ouro, prata, cerâmica, e inclusive barro, qualquer material onde fosse possível expressar parte das vivências cotidianas. É uma herança ancestral e encontrada ainda nos dias atuais nos vilarejos da costa, serra e floresta. O mais conhecido por nós são os ponchos de Monsefú.
Foto: Mega Curioso
E são com essas cores e textura que as festas de Lhama encantam adultos e crianças. A Lhama pode ser considerado um tema neutro, ou seja, menino ou menina.
A Azul Céu fez uma caixa inspirada em toda a cultura do Peru, unindo as cores e texturas do artesanato peruano com os cactos das regiões semiáridas e as Lhamas, que é de onde advém as lãs dos ponchos.
Uma outra curiosidades das lhamas é que ela é domesticável e pode ser viver com o ser humano como um cachorro. Nas ruas de São Paulo já foi encontrado um passeando.